sexta-feira, 29 de julho de 2016

Capa para máquina de costura e bordado livre - #1 Projeto por mês

Oi pessoal!

Neste mês desengavetei um projeto que já queria ter feito a um tempão. Desde que a minha mãe me deu a sua máquina antiga (na verdade desde ela trouxe aqui pra casa, porque quando criança ela já dizia que essa máquina um dia seria minha rsrs) eu tinha vontade de ter uma capinha fofa para protegê-la.

Mas eu não queria uma capinha qualquer, eu queria uma capa feita por mim e ficava sonhando com as capas de patchwork que a gente vê nos ateliês dos programas de televisão. Eu sempre pensava: "Um dia faço uma dessa para a minha máquina". Só que como já falei aqui, eu não sou expert em costura, essa é a área da minha mãe, eu tinha medo de fazer e sair errado ou de não ficar como eu queria.


A minha mãe nunca gostou muito dela. Dizia que era muito lenta (o que eu adoro, pois me dá mais segurança) e que um dia ia comprar uma industrial. Aprendi a costurar com a minha avó naquelas máquinas bem antigas, pretinhas e com a minha mãe na infância, sempre amei. Desde muito cedo ajudava a minha avó a emendar retalhos para fazer lençóis e cortinas para portas (ela mora no interior e naquele tempo as casas mais humildes não tinham portas nos banheiros ou nos quartos e essas cortinhas ajudavam muito), eu simplesmente adorava. Eram bem simples e estavam longe do famoso patchwork.

Depois que ela comprou a tão sonhada máquina me trouxe a antiga e até hoje ela tinha ficado com um sacola cobrindo, coitada kkkk, porque a minha "ajudante" adora costurar também e já tive que chamar o mecânico duas vezes para regulá-la.

No início dessas férias, depois de assistir uns vídeos de patchwork básico, resolvi comprar todo o material e me aventurar.  Até que com muita "peleja" ela saiu. \o/

Capa para máquina de costura
Fiquei tão orgulhosa de mim mesma que não paro de olhar kkkk. Quando terminei nem acreditei que tinha conseguido fazer. Deu um trabalhão fazer o bendito quilt sem a cola e o pé de máquina ideal, mas alinhavei tudo com muita paciência e fui na fé.


O único tecido que usei do material comprado foi esse rosa poá, os outros era tecidinhos antigos que eu tinha aqui guardados e tinha pena de usar rsrs, queria deixá-los para algo especial e acho que fiz bem. ^^

Não encontrei moldes prontos, então tirei as medidas da minha máquina e acrescentei o necessário na hora de cortar o tecido (do jeitinho que a minha mãe me ensinou lá atrás ^^) e deu super certo. O tamanho ideal.

Decorei com patch apliqué, mas sem termocolante. Fiz os riscos no tecido, passei termolina e apliquei com pontos de bordado.


Aproveitei as férias para aprender pontos novos de bordado. Eu já utilizava o caseado, o ponto atrás e ponto palito a um tempão, mas queria aprender novos pontos para aplicar na capinha e em um quadrinho que estou fazendo e por falta de um detalhe não mostrei hoje rsrs.


Dos vídeos que pesquisei os que achei mais interessante foram os do canal Vulpes Bordados. Super modernos e didáticos, não tem como não aprender, eles ensinam do zero. Fiquei viciada no bordado a mão, acho que é a minha nova paixão viu! 

Estive de férias durante todo o mês de julho e aproveitei bastante. Tanto para ficar mais tempo com a Isabella como para fazer um montão de coisas que não consigo nos dias normais. Isso fez com que eu ficasse um pouco mais distante do computador, por isso só mostrar tudo no próximos posts.

Gostaria muito de agradecer a Márcia (Bruxa) do Blog Poções de Arte, idealizadora desta BC, que nos proporciona a cada mês a oportunidade de continuar as coisas não concluídas e de fazer o que ficamos colocando pra depois. Um abraço bem apertado viu! ^^

Vem participar também!
Não deixe de conferir os projetos das outras participantes deste mês:


Um final de semana cheio de boas energias a todos! ^^

17 comentários:

  1. Oi Cris,muito linda a sua capa de máquina,muito fofa,amei! Já tive muita vontade de fazer uma para mim,mas ficou só na vontade mesmo rsrsrs,nunca fiz. Parabéns pelo projeto! Bjss.

    ResponderExcluir
  2. Cris, que capa mais linda e fofa mulher!
    Adorei as cores que você utilizou, muito delicadas e femininas, achei que combina muito bem com este mundo de arte!
    Nossa, o bordado livre é simplesmente maravilhoso, eu sou suspeita, porque eu amo, acho que a gente pode tudo com ele, eu sou apaixonada!
    Atualizei o meu post!

    Beijos,
    Andreza Silva Souza
    www.detalheseartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cris, que capa mais linda! Estou encantada com ela. Ficou perfeita! Eu fiz uma para a minha, só que um pouco mais simples, e já tem um tempinho. Porém, sonho em fazer uma maravilhosa também. Vou fazer para a máquina nova que ainda está com a capa de plástico que veio junto com ela. Rsrs.
    Bom domingo! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris! Me identifiquei muito contigo, nesta postagem! tenho alguns tecidos, que gosto tanto, que fico guardando para algum trabalho que um dia farei... rerere. Também fico horas e horas admirando um trabalho, quando le é tão desejado e a gente gosta do resultado! Olho, olho de novo, dou uma volta e namoro ele mais um pouquinho! rerere Somos todas maluquinhas, né?! E por último, também não apresentei um trabalhinho por um detalhe, e o detalhe é um quilt que inventei de fazer à mão, pois minha máquina não quilta e nem sei fazer um quilt livre, só reto.
    E o teu bordado está ficando lindo! Fiquei super curiosa para ver o que será! me deu a impressão que a palavra de cima é "doces", acertei? Não vi tudo, mas já gostei da combinação de cores e estampas, além do próprio bordado!
    E a capa da máquina também, ficou linda! Também gostei dos tecidos escolhidos, tanto as cores, como as estampas. Ficou muito delicado!
    Pode olhar bastante, pois tens motivo para se orgulhar mesmo! rerere
    Bom finzinho de domingo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, que trabalho lindo! Você tem mãos abençoadas! Admiro quem sabe costurar, eu só sei pregar um botão e olhe lá! rs
    Imagino quanta satisfação não está sentindo em ver o seu projeto realizado, parabéns!!! Amei as cores, tudo se harmonizando!
    Super beijo, ótima semana! =)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Cris!
    Que abraço gostoso para começar a semana! Eu que agradeço todo o carinho que cada uma de vocês me dedica e também a participação, mesmo com tantas correrias diárias.
    Seu Projeto ficou uma graça! Que bom que utilizou os paninhos guardados especialmente para algo de "um dia" rsrs. Vi um lá em cima que achei uma fofura - parece bonequinhas azuis e brancas.
    Todo o trabalho ficou muito delicado e vc mostrou superação em costurar, medir e bordar novos pontos aprendidos, que diga-se de passagem, lindos!
    Gostei muito do desenho da máquina, das linhas e de be happy bordado.
    Depois quero ver o que mais aprontou!

    Obrigada por participar novamente, atualizando agora.
    Semaninha lotada de bênçãos.
    Abraços esmagadores.

    ResponderExcluir
  7. Ohhhhh Cris es una preciosidad!!!! Cuánto me ha gustado, las tonalidades que has elegido son muy dulces, y la aplicación me ha encantado! Qué proyecto tan bello y bien realizado, es normal que estés orgullosa de esta maravillosa funda!
    Un beso!

    ResponderExcluir
  8. Cris do céu que riqueza de capa é essa mulher!
    MAravilhosa, delicada e cheia de detalhes, eu amei!
    Nem vou mostrar a minha que você chooora rsrsrs.

    Bjs

    Eli
    www.encantadahome.com.br

    ResponderExcluir
  9. Cris,
    Ficou linda sua capa,um encanto,uma delicadeza.
    Lindos os tecidos escolhidos e cada pequeno detalhe.
    Parabéns.Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  10. Que lindaaaaaaa!
    Ficou um doce de tão fofa e suave.
    Parabéns pelo trabalho.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Cris, querida!!!!
    Que delícia essa capa para máquina. Linda, suave e útil. Amo esse tipo de arte que é decorativa e útil ao mesmo tempo.
    Ficou um primor, como diz meu sogro... hahahaa
    Seu link já está atualizado lá no bloguito...
    Beijokas mil e até logo.

    ResponderExcluir
  12. Olá Cris, como ficou linda sua capinha, ficou um capricho mesmo, tantos detalhes lindos... Parabéns!!! Também estou participando do BC desse mês, só um pouco atrasada com os comentários, mas já levei seu link. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/2016/07/1-projeto-por-mes-paninho-de-prato.html

    ResponderExcluir
  13. Cris,
    Ownnn... amei!!!! Nossa, se eu fizesse uma assim, ficaria o dia inteiro admirando, rsrsrsrs. Sinta-se orgulhosa sim! Ficou linda!!!
    Bjs e feliz agosto! Levei o seu link.

    ResponderExcluir
  14. Cris que linda!! eu tambem tenho minhas maquinas de herança e pra minha vergonha estão sem capas! Vou me espelhar em vc e começar as minhas . Atua com essa aplicação me conquistou!!! To levando seu link. Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  15. Oi Cris, como ficou linda essa capa,os paninhos guardados foram uteis para fazer essa beleza, o bordado então ficou super delicado,bordado livre é muito bonito, fui la ver e já coloquei nos favoritos...
    Amei seu projeto...
    Bjuss levei link..

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Ficou linda!
    Um capricho só! Um mimo!
    Amei!
    Parabéns!
    Já atualizei o meu post!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Cris, que encanto ficou a Capa, amei!
    Você tem muita habilidade para costura e bordado,
    muito harmonioso e delicado, parabéns!
    Tenha uma excelente semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir